Grupo “Teatro, Universidade e Informação” se apresenta em Mariana

O programa TUI: Teatro Universidade e informação, é um projeto de extensão do curso de Artes Cênicas da Universidade federal de Ouro Preto, que leva desde 2011 o teatro para a comunidade.

Na noite desta sexta-feira (20) o grupo apresentou a peça “A cantora Careca” no Teatro SESI Mariana, uma das atrações que fazem parte da programação do Festival de Inverno na cidade.

Fotografia: Maic Costa

O espetáculo de autoria do dramaturgo Eugène Ionesco é classificado como “teatro do absurdo”, um movimento artístico-cultural que surgiu na década de 1950 na França.

Considerado uma espécie de gênero teatral, este tipo de peça é uma referência aos temas absurdos; retrata aspectos e fatos inesperados do cotidiano, como também, muitos deles sem possibilidades de existirem na vida real.

Segundo o TUI, “A cantora careca” trabalha na criação de cenas, a atuação do ator criador, o vídeo, a pesquisa de arte em figurino e maquiagem; a música cênica e a iluminação.

Fotografia: Maic Costa

Nesta apresentação em Mariana, o teatro contou com pessoas de diferentes faixas etárias. Ao final do espetáculo, houve interação com o público por parte dos membros do TUI que dirigem a peça.

A interação se dava por meio de perguntas e/ou através de um questionário escrito. As respostas são usadas na pesquisa de Rafael Carvalho, diretor da peça e mestrando em Artes Cênicas na UFOP.

Durante toda a peça, uma das personagens sempre se voltava à plateia para falar sobre as expectativas de quem estava ali, com qual expectativa cada um foi e como se preparou para ir, para dialogar com o público, fazer pensar e levantar questões.

Gislayne Dos Santos, produtora do TUI, disse que a peça tem uma pegada que traz à tona o momento caótico do país, assim como se trata, também, da  falta do ser humano em conseguir reconhecer a si mesmo e aquele que está a sua volta.

A produtora falou também que a oportunidade de apresentar em Mariana através do Festival foi “sair do comodismo”, já que, até então, só tinham feito apresentações em Ouro Preto.

Sem dúvidas, o espetáculo é uma experiência interessante para quem gosta de teatro e arte em todas as suas expressões!

Fotografia: Maic Costa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s