A Tropicália e a voz de Gal Costa

Já que o tema do Festival de Inverno deste ano é a Tropicália, que tal falarmos um pouco sobre uma das principais vozes femininas dentro do movimento? Hoje é dia de falar sobre Gal!

Maria da Graça Costa Penna Burgos, apelidada de Gal Costa, foi uma das grandes vozes femininas que integrou o tropicalismo. Nascida na Bahia, em 1945, a cantora fez muito sucesso ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e muitos outros artistas da MPB.

Versátil, Gal mostrava a suavidade da sua voz ao cantar samba e, ao mesmo tempo, extravasava no rock’n’roll. Em 1967 foi lançado o seu primeiro álbum, em parceria com Caetano Veloso, chamado “Domingo”, que apresentava uma pegada de samba e bossa nova. A cantora foi responsável por lançar alguns dos maiores sucessos da Tropicália, como “Divino, Maravilhoso” e “Baby”, por exemplo.

A artista se tornou símbolo de resistência tropicalista durante o período em que Caetano e Gil estiveram exilados, e nessa fase lançou o hit “London, London” que foi um grande sucesso na época.

Atualmente Gal Costa é considerada uma referência para a música brasileira, e, por onde passa, deixa marcas com sua voz doce e fatal!

Continue acompanhando a programação do Festival de Inverno e descubra um pouquinho mais sobre o tropicalismo! Até a próxima!

Foto: André Schiliró

Texto: Maria Gabriela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s